José Geraldo Couto

Cinema e cultura

 

"Melhores" da década

Já que todo mundo gosta (mesmo que fale mal) das listas de "dez mais", abro aqui os meus votos para a enquete da Revista de Cinema sobre os melhores filmes brasileiros feitos de 2000 para cá.

As aspas em "melhores" se justificam: escolhemos os que mais nos agradam, os que falam mais intimamente conosco, não necessariamente os melhores. Cada um terá a sua lista pessoal. A minha, como se verá, é bastante heterogênea, para não dizer eclética. Lá vai ela, sem ordem de preferência:

Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho

O Invasor, de Beto Brant

Madame Satã, de Karim Ainouz

Ônibus 174, de José Padilha

Filme de Amor, de Julio Bressane

Bendito Fruto, de Sergio Goldenberg

Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes

Quase Dois Irmãos, de Lucia Murat

Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho

Serras da Desordem, de Andrea Tonacci

Ficaram de fora vários cineastas que admiro, como Jorge Furtado, Anna Muylaert, Tata Amaral, Walter & João Moreira Salles, Carlão Reichenbach, Walter Lima Jr. etc. Se eu pensasse mais uns 15 minutos, talvez a lista fosse outra. Mas, enfim, quem entra na chuva é pra se queimar, como dizia Vicente Mateus.

 

Escrito por José Geraldo Couto às 15h27

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A inveja do cinema argentino

Não é de hoje que suspiramos de inveja do cinema argentino. Há quase dez anos o crítico Jean-Claude Bernardet já dizia: os argentinos estão nos dando um banho em matéria de cinema.

A cada bom filme novo argentino, como este "O Segredo dos Seus Olhos", o suspiro se renova. Mas em que consiste o segredo da superioridade, suposta ou real, do cinema argentino?

Há que lembrar, antes de mais nada, que toda generalização é burra, mas sem algum grau de generalização também é impossível pensar. Assim como há vários cinemas brasileiros (de Fabio Barreto a Julio Bressane, de Beto Brant a Cacá Diegues, de Daniel Filho a Tata Amaral), existem também vários cinemas argentinos, cobrindo um espectro que vai dos filmes de grande bilheteria, como "O Filho da Noiva", "Nove Rainhas" ou "O Segredo dos Seus Olhos", à obra mais pessoal, "outsider", quase "miúra", de uma Lucrecia Martel ("O Pântano", "A Menina Santa", "A Mulher sem Cabeça"), passando pelos caminhos intermediários de um Pablo Trapero ou um Daniel Burman. Isso sem falar da produção de autores mais veteranos, como Fernando Solanas ou Luis Puenzo.

Mas é possível detectar algumas tendências gerais, tanto na variegada filmografia argentina como na igualmente variegada filmografia brasileira. E a meu ver a nossa desvantagem não é da ordem da competência técnica ou dos cuidados de produção, mas sim de natureza estética e narrativa. Vou tentar me explicar.

Espaço para a ambiguidade

O que chama a atenção, no cinema argentino em geral, de Juan José Campanella a Lucrecia Martel, em comparação com o grosso da produção brasileira, é o modo indireto, oblíquo, com que os "grandes assuntos" (políticos, sociais, morais) são abordados. O interesse desses filmes parece estar sempre voltado para os personagens e sua relação com o espaço físico e humano que os cerca - o que, de certo modo, é a base de todo o cinema que não seja "de tese". O contexto social e político entra pelas bordas, não arromba a porta da frente.

Há quase sempre nos filmes argentinos, em maior ou menor medida, uma sutileza que respeita a inteligência do espectador, tratando-o como um ser adulto, pensante. Há, habitualmente, espaço para a ambiguidade e a indefinição.

Os filmes brasileiros, com as exceções que confirmam a regra (e sem falar dos documentários, que são um caso à parte), parecem sucumbir sob o peso da intenção de "dizer coisas" sobre a "realidade". Ou então se rendem acriticamente aos modelos de entretenimento emprestados da televisão, seja das telenovelas ou dos esquetes humorísticos. Em outras palavras: ou são declaratórios, enfáticos, ou quase desprovidos de inteligência. Em qualquer dos dois casos, tratam o espectador com paternalismo.

Essa tendência não respeita diferenças de gênero ou de estilo. Abarca desde as alegorias de um Cacá Diegues ("Orfeu", "Deus É Brasileiro") até a brutalidade frenética de um "Cidade de Deus" ou um "Tropa de Elite", passando pelo cinema didático-social de Sérgio Resende ("Salve Geral") ou José Joffily ("Olhos Azuis"). No outro extremo (o do mero interesse comercial), as comédias televisivas de Daniel Filho ou os melodramas apelativos de Fabio Barreto. O que há em comum entre essas obras díspares é o fato de entregar pronto e mastigado ao público o que este deve sentir ou pensar.

Para que este balanço sumário não soe unilateral e leviano, cito alguns filmes brasileiros recentes que respeitam a inteligência autônoma do espectador. Mais que isso: que contam com ela para a sua eficácia. Refiro-me a "É Proibido Fumar", de Anna Muylaert, "No Meu Lugar", de Eduardo Valente, "O Amor Segundo B. Schianberg", de Beto Brant, e "Quanto Dura o Amor", de Roberto Moreira. Há outros, certamente. Assim como deve haver filmes argentinos paternalistas/didáticos/enfáticos (os de Solanas, por exemplo). Problema deles.

 

 

 

 

 

 

Escrito por José Geraldo Couto às 14h19

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Trailer de protesto

O protesto não está no trailer de "Ouro Carmim", de Jafar Panahi, filme de 2003. O protesto é meu e de todo mundo que defende a liberdade de expressão mundo afora. É que nesta terça-feira, 2 de março, Panahi foi preso por esbirros do governo de Mahmoud Ahmadinejad, ao qual ele, com bons motivos, se opõe.

Panahi, vale lembrar, ganhou o Leão de Ouro em Veneza por "O Círculo" (2000) e o Urso de Prata em Berlim por "Fora do Jogo" (2006).

Para se ter uma ideia do absurdo, é como se Lula, que vive fazendo média com Ahmadinejad, prendesse por algum motivo algum cineasta que lhe faz oposição, como Cacá Diegues, Hector Babenco ou Arnaldo Jabor.

 

Escrito por José Geraldo Couto às 16h49

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Trailer de autor

Desta vez, um trailer "sui generis". É de "Mouchette", obra-prima de Robert Bresson, e foi feito por ninguém menos que Jean-Luc Godard.

É interessante vê-lo como a confuência de três grandes criadores: Georges Bernanos (autor do livro que inspirou o filme), Bresson e Godard.

"Um filme cristão e sádico", resume Godard a certa altura do trailer, e me parece uma definição perfeita.

Em tempo: devo esta descoberta ao amigo cineasta e pesquisador Carlos Adriano, a quem agradeço publicamente.

 

Escrito por José Geraldo Couto às 14h16

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Blog blogdozegeraldocouto José Geraldo Couto é crítico de cinema, tradutor e colunista da Folha, onde publica semanalmente uma coluna de futebol.

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